A representação da comunidade LGBTQ+ na cultura mediática contemporânea

Sónia de Sá, Henrique Barum, Daniel Souza

O in o out da transsexualidade em Euphoria: uma representação disforme?

Resumo: A representação da comunidade transsexual na ficção televisiva norte-americana, essencialmente, está a ganhar, talvez pela primeira vez na sua história, relevância nos enredos. É o caso de Euphoria, que, através da personagem Jules, situa a vivência de uma mulher trans em dois pontos: aceitação normalizada pelo outro, por um lado, e a doença mental associada à comunidade, por outro. Esta representação, que questionamos ser possivelmente disforme, apresenta a personagem perfeitamente inserida no grupo escolar e com os demais – relegando episódios de discriminação que continuam associados à transsexualidade –, e vincula-a a uma travessia de grave doença mental – o que potencia um dos mais antigos estereótipos associados à comunidade.  Assim, a partir de uma análise fílmica de três episódios da série da HBO em que a personagem ganha protagonismo, analisamos a representação da transsexualidade na ficção televisiva contemporânea. 

Super Queen: A Popularização da Cultura Drag no mercado mainstream

Resumo: A presente dissertação tem como objetivo discutir a inserção das figuras consideradas drag queens no mercado cultural de massa e de que forma o programa RuPaul’s Drag Race se integra nesse cenário. Para isso, abordam-se aspectos referentes à teoria crítica da indústria cultural desenvolvida por Adorno e comentada por Taylor e Harris, além de permear o campo das competências culturais de Martín-Barbero, a cultura dos média de Douglas Kellner, a cultura na televisão de John Fiske e a convergência mediática de Henry Jenkins. Desta forma, foi possível justificar a inserção de tal expressão artística no cenário cultural mainstream e sua relação com a comunidade de fãs, que acaba por desenvolver características próprias e ser parte importante nesse processo. Para tornar isso possível, foi realizada uma análise de conteúdo audiovisual, onde cinco episódios do programa são dissecados para encontrar quais características da cultura drag estão presentes no programa, tal como quais os instrumentos narrativos utilizados pela produção e como Drag Race se tornou em um fenômeno cultural.

A Representação da Comunidade LGBTQ+ em Vídeos Publicitário

Resumo: A representação da comunidade LGBTQ+ e o Pink Money se tornaram assuntos recorrentes na mídia devido ao poder de compra desse mercado e também ao crescente aumento de pessoas LGBTQ+ a se assumirem e exigirem que seus direitos sejam reconhecidos. Ao longo do trabalho, partimos dos aspectos históricos desta comunidade para sustentar a análise da sua representação contemporânea em conteúdos audiovisuais com carácter publicitário. Além disso, é compreendido o que são estereótipos e como esses são estabelecidos na mídia e seus perigos. Após o estudo teórico, foram realizadas três metodologias diferentes, nomeadamente, a análise de conteúdo – para verificar os vídeos publicitários com representação da comunidade durante o mês do orgulho LGBTQ+ de 2017 e 2018 -, um questionário survey – para entender como que a sociedade reage a conteúdo audiovisuais com membros LGBTQ+ – e entrevistas semiestruturadas a especialistas. O objetivo deste trabalho é compreender a relação da comunidade com a mídia e também como a sociedade percebe os conteúdos analisados e suas implicações. A representação é bem aceita pela comunidade e, em geral, pela sociedade também. O problema encontrado é que boa parte dos membros LGBTQ+ acredita que só é representada devido ao seu poder de compra, enquadrado no Pink Money, mas, mesmo assim, vê como algo positivo. 

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