O contributo da estratégia de comunicação digital para o desenvolvimento de políticas culturais no Norte de Portugal – Galiza

Joana Tarana, Ivone Ferreira, Zósimo López

Este estudo surge na sequência de uma dissertação de mestrado sobre comunicação digital em instituições culturais. Daqui, várias conclusões deram origem a questões, como a que aqui se apresenta enquanto problemática de investigação: pode a estratégia de comunicação digital promover o desenvolvimento de políticas culturais do Norte de Portugal – Galiza (Espanha)? Ainda, como promover o desenvolvimento de políticas culturais através de uma estratégia de comunicação digital para o Norte de Portugal – Galiza (Espanha)?

Assim, com base no tema – estratégia de comunicação digital para o desenvolvimento de políticas culturais – e nas questões de investigação, são delineados os objetivos principais: compreender se a estratégia de comunicação digital pode promover o desenvolvimento de políticas culturais para esta inter-região e ainda, como é que isto pode ser feito.

Metodologicamente, foi utilizada uma análise qualitativa de entrevistas semi-estruturadas realizadas aos responsáveis de comunicação de dois teatros nacionais em cada região mencionada: o Teatro Nacional de São João (Porto, Portugal) e o Centro Dramático Galego – Salón Teatro (Santiago de Compostela, Galiza / Espanha). 

Estas instituições, integram na sua estratégia de comunicação uma missão de serviço público e como tal, pretendem acrescentar valor local, regional, nacional e internacional, através da divulgação da língua e cultura, num trabalho permanente de descentralização cultural. Assim, é notório o seu papel fundamental para o desenvolvimento de políticas culturais, num contributo claro e significativo para a região.

Adicionalmente, a digitalização de meios e processos de comunicação é necessária e ganhou destaque no atual contexto pandémico. O setor reinventou-se de uma forma nunca antes pensada. Por outro lado, como já é habitual em situações de crise, revela-se o elo economicamente mais frágil e o que mais precisa do que a digitalização ainda não trouxe: a proximidade física com o público e com as pessoas, especialmente nas artes performativas.

De qualquer forma, do ponto de vista estratégico não há dúvidas de que a comunicação digital é o meio mais eficaz para chegarmos ao(s) público(s)-alvo, em particular quando se trata de uma inter-região que recebe medidas políticas distintas. Ainda, a união entre instituições torna-se urgente e assim, a criação de redes digitais de criação e programação artística revela-se uma resposta eficaz e integrada, especialmente quando olhamos para duas regiões como o Norte de Portugal  – Galiza, divididas por uma fronteira que traz diferenças culturais e linguísticas, por um lado, mas por outro, tão semelhantes que as barreiras de comunicação poderiam (quase) nem existir. O que não há, é consciência dessa identidade comum ou sentimento de pertença, que possa ser partilhado independentemente da distinção entre nacionalidades, apesar das diversas associações e instituições que se criam permanentemente. Já os dados económicos, revelam uma proximidade crescente, demonstrando que a Galiza, em 2018, era a segunda região autónoma para a qual Portugal mais exportava. Assim, o trabalho de comunicação online, poderá trazer conhecimento e o consequente desenvolvimento de políticas culturais regionais, através de um trabalho de memória, identidade e diálogo. 

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