Compondo o Som: Experimentos compositivos resultantes de processos de criação colaborativa entre Baixo elétrico e Piano acústico

Nota-se nas últimas décadas, um crescimento substancial do interesse de artistas no desenvolvimento de processos de composição e performance baseados em criação colaborativa. Isto tem impulsionado o avanço da discussão de tópicos relacionados à essa prática, cujo maior interesse tem sido propor relações mais participativas, dialógicas e equânimes, quanto aos papéis desempenhados pelos seus criadores (compositor e performer), nas diferentes etapas do processo. A participação efetiva do performer, de forma não-hierarquizada, desde as etapas iniciais do processo de criação colaborativa, fornece possibilidades de mitigação e solução de problemas de natureza técnico-performática e/ou compositiva. Processos de criação colaborativa podem contribuir como estratégia de composição fundamentada em sonoridades, potencializando os diferentes papéis que o próprio compositor pode desempenhar, em observância à sua experiência, especialmente, quando este é também o performer. Portanto, a presente proposta de apresentação é resultado parcial de pesquisa (em andamento), que propõe processos de criação colaborativa entre compositor e diferentes performers, como estratégia de composição baseada em sonoridades caracterizadas pelos aspectos tímbricos e idiomáticos do Baixo elétrico, pelo viés da experiência do próprio compositor como baixista. Aqui apresentamos em formato audiovisual, a performance gravada de DeKalk, – um duo para Baixo elétrico e Piano preparado. O experimento foi criado pelo compositor e baixista Gilmario Bispo, em colaboração com a professora, pesquisadora e pianista, Dra Luciane Cardassi.

RESUMO BIOGRÁFICO

Gilmário Bispo é Mestre em Composição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutorando e bacharel em Composição, pela mesma Universidade, e Licenciado em Artes pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia-Espírito Santo. Desenvolve pesquisa na área de Composição em Baixo elétrico, Timbre e Criação colaborativa. Como Professor de Teorias da Música, atuou nos Cursos Técnicos de Música, no Conservatório de Música de Sergipe, nos cursos de Extensão da Escola de Música da UFBA e Curso Básico do CUCA-UEFS. Instrumentista e arranjador, com atuações nas áreas de Teatro e Dança, Produtor e Diretor musical de discos e apresentações artísticas. Atuou com diversos artistas, tais como: Caetano Veloso, Armandinho Macedo, Augustin Carbonel, Lazzo Matumbi, Roberto Mendes, Carlos Malta, entre outros. Compôs obras para diversas formações instrumentais, incluindo grande orquestra, Trios, Duos, Piano solo, Octeto de Violoncelos, Quarteto de Clarinetes e Piano, Voz e Orquestra e Quinteto de Baixos elétricos.

Luciane Cardassi é Doutora em Música Contemporânea pela Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD), Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Música pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora na área de Performance Musical com ênfase na Música Contemporânea para Piano e Colaboração com Compositores. Luciane foi Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) por dois anos, de 2018 a 2020. Em março de 2020 retornou para Banff, sua cidade nas montanhas rochosas canadenses. Desde então lançou dois álbuns, gravados em 2019: Mer, com 4 obras do compositor Paulo Guicheney; e Going North, um panorama de sua trajetória criativa na última década, com obras escritas em colaboração com compositores brasileiros e canadenses.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.