Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Paulo César da Silva Gonçalves, Fabiana dos Santos Céu, Aila Melo dos Santos, Milena Moreira Nascimento dos Santos
Na literatura brasileira, o cordel ocupa lugar de destaque, através dele se narram os fatos, costumes, crenças, valores, as culturas típicas da região Nordeste do país. Sendo a capoeira uma prática corporal originária desta região, como ela é narrada através da atenção dados aos seus atores e a sua história através dos versos cordelistas? Tomamos o cordel como fonte por entendê-lo um lugar de memória das culturas da capoeira. Logo, como fonte histórica, precisam de fomento para a sua propagação e difusão. Nesse sentido, os objetivos deste trabalho é apresentar a Literatura de Cordel (LC) como lugar da memória das diferentes culturas do universo da Capoeira. Os motivos que justificam a LC é o fato de ela ser considerada uma literatura periférica, à margem da “literatura oficial” do país mais inclinada aos versos da região sul e sudeste. Além disso, como dito, ambas são típicas da Região Nordeste do Brasil, o que faz desta literatura uma fonte rica para o acesso aos significados da cultural local. Essas manifestações da sociedade têm na cultura popular a oralidade o berço de sua gênese e se estabelecem na memória dela a partir disso. Utilizamos a pesquisa documental como instrumento e como técnicas o questionário, a observação, o diário de campo, o grupo focal e a entrevista semiestruturada. Para análise das informações encontradas nos dispositivos de produção de compreensões, optamos pela Análise do Conteúdo, de Bardin (2011), a Análise Interpretativa, de Severino (2016) e a teoria dos Atos do Discurso, de Austin (1970), com critérios das perspectivas constativas e performáticas. Conceitos fundantes emergiram para o corpus desta pesquisa, como a Memória, Lugares de memória, sujeitos de memória, Oralidade, Literatura de Cordel e Capoeira. Para análise dos significados dos cordéis, escolhemos como lócus lugares de memória da cidade de Salvador e iniciamos o mapeamento em bibliotecas públicas, privadas e comunitárias. Até o momento, fomos em seis instituições e achamos vinte e três obras com nosso recorte. Bule-Bule, Antônio Barreto e Olegário Alfredo compuseram a lista de cordelistas autores. Como resultado inicial destas culturas da capoeira,evidenciamos a ratificação da Capoeira como luta de resistência à criminalização imposta pelo Código Penal de 1890, a temática da Capoeira como importante para trabalhos educativos e a dicotomia entre a Capoeira Angola e a Regional. Percebemos nas bibliotecas comunitárias, visitadas, que a LC não ocupa lugar de destaque, porque não achamos cordéis em prateleiras específicas; encontramos acervo trancado em armário, em outra o atendente não sabia o local deles e por último, percebemos discursos antagônicos sobre a existência dessa literatura. Falas como essas deixam a LC em lugar de literatura menor. Evidenciamos, ainda, que nas bibliotecas comunitárias visitadas não há bibliotecárias (os) de formação. Assim, este trabalho apresentará um Estado da Arte preliminar através desses achados.
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