A quarta onda feminista na publicidade brasileira e portuguesa: beleza feminina, influências e representações

Hadassa Oliveira, Jorge Veríssimo, Tiago Lapa.

Para além da forma de se falar verbalmente e através da escrita, o aspecto visual de uma campanha publicitária pode conter nuances características que possibilitam comunicar e transmitir significados singulares e/ou até mesmo semelhantes (Barthes, 2006). Ou seja, analisar como e de que forma as imagens podem transmitir significados permitem possibilitar uma persepção diferenciada de questões sociais como, por exemplo, nas representações da beleza feminina. Dessa forma, este estudo tem como objetivo perceber se:

1 – Existem influências da ‘quarta onda feminista’, – sendo esta a associação das redes sociais online com o reinteresse no feminismo a partir de 2012 (Chamberlain, 2017) -, visualmente em campanhas publicitárias brasileiras e portuguesas:

2 – Estas influências possibilitam, ou não, novas formas do público-alvo percecionar os aspetos visuais das marcas, considerando aspectos históricos, nuances locais e discursos sobre a beleza feminina. 

Para isto, os métodos de pesquisa escolhidos para este estudo estão divididos em 2 etapas complementares: 

  1. Análise do significado e sentido das imagens publicitárias selecionadas (Barthes, 1964, 1987; 2006; Eco, 1997; Joly 2002; Volli, 2004; Adam & Bonhome 2004; Verissimo, 2008);
  2. Inquérito por questionário online e pesquisa de campo para o público alvo de mulheres (englobando público cisgénero e LGBTQIA+ [Saleiro, 2013]), a fim de coletar as interpretações das entrevistadas nas cidades selecionadas. Respectivamente relativo a questões estratégicas de tamanho da cidade, e quantidade de habitantes femininas, para além do interesse relativo aos aspectos sociológicos, histórico-culturais, e comunicacionais, as cidades selecionadas para a pesquisa foram Goiânia, Goiás, Brasil e Lisboa, Portugal. 

Após a aplicação destes dois métodos, foi realizada uma Análise Comparativa dos Resultados a fim de perceber as semelhanças e diferenças entre os dados coletados sobre as duas cidades. Portanto, pretendeu-se demonstrar as influências da ‘quarta onda feminista’ presentes visualmente nas campanhas publicitárias analisadas e, também, a percepção das entrevistadas.

Simultaneamente, pudemos observar se estas influências possibilitaram, ou não, tornar a publicidade mais representativa quanto à diversidade da beleza feminina.

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